início    autores     textos     contato

     
     
  Brasília - não vivemos em cartões postais

R$ 70,00


Autores: Ana Helena Fragomeni
              Ribamar Fonseca
              Tauana Brandão
ISBN: 978-858754-12-5
Idioma: Português
Encadernação: Capa Dura
Dimensões: 21,5 x 27 cm Ilustrado
Ano: 2013
Páginas: 170

Na capital do país, 95% da população não vive no Plano Piloto e também sofre diariamente com graves problemas urbanos, consequências do descaso do governo com o ser humano. Este livro é para aqueles que amam Brasília, mas entendem que qualidade de vida deve ser para todos e não apenas para os moradores do Lago Sul. Somos Ceilândia, Paranoá, Riacho Fundo, Águas Claras, Guará, Taguatinga... queremos trens, calçadas, respeito. Um livro provocativo que pretende ajudar na transformação de uma cidade planejada para poucos para uma cidade habitada por todos.

 
   

 

   
 

Prefácio

Este livro faz uma crítica corajosa que desafia verdades até agora incontestadas, porque ligadas a ícones como JK, Niemeyer e Lúcio Costa. Brasília envelheceu em meio século? A sua concepção e arquitetura enrugaram e ganharam celulite com o crescimento desmesurado? Comparada com a também planejada Washington fica demonstrado que o greco-romano é mais longevo que a modernidade dos anos 50. 
É o que os autores nos fazem pensar, na sua rebeldia sensata contra a passividade do senso-comum. Para esse senso-comum, suas conclusões perspicazes e inteligentes devem soar como blasfêmias.

Capital também da explosão imobiliária e demográfica (nessa ordem), Brasília incha sem parar nos defeitos e desvios, sem lei e sem eficiência como urbe.

O diagnóstico da doença crônica que abrange o Distrito Federal é também o desafio para encontrar os remédios que evitem uma explosão do inchaço. Folhear este livro é repetir a interjeição “que horror!”, a cada momento de luz que os autores jogam sobre o território desconhecido em que sempre convivemos. Este livro sacode as mentes dos que amam Brasília e sentem escapar a qualidade de vida.

Alexandre Garcia - jornalista
novembro 2013